18/02/2016

[Pt] Saber, Fazer, Saber Fazer, Fazer Saber (2/7)

Por

Managing Partner

O conhecimento adquire-se aprendendo. Mas como é que se aprende? Há fundamentalmente três teorias de aprendizagem:

 

Uma delas sustenta que se aprende estudando;

Outra defende que se aprende fazendo;

A terceira considera que se aprende observando.

 

Qualquer destas teorias, não estando errada, é manifestamente incompleta. Elas são aliás complementares umas das outras.Só se aprende realmente estudando, fazendo e observando.

 

Quem só aprende estudando pode saber todas as teorias do mundo e até compreender o que é que outros fizeram ou fazem, mas tem dificuldade em aplicar esse saber em coisas práticas.

 

Quem só aprende fazendo, é capaz de fazer, por ventura cada vez melhor, aquilo que sempre fez, mas vive encerrado nos limites a sua própria experiência. Facilmente se percebe que a experiência individual contém a limitação da sua própria individualidade, não aproveitando a diversidade de experiências de todos os outros.

 

Quem só aprende observando, aprende por imitação. É reconhecidamente uma das formas de aprendizagem mais importantes na infância. E a recente descoberta da existência no cérebro dos chamados neurónios-espelho veio pôr em evidência a importância da imitação na aprendizagem. Contudo, quem só aprende observando tende a tornar-se uma pura réplica do observado, uma espécie de clone.

 

Parece portanto óbvio que a verdadeira aprendizagem implica a utilização destes três modos de aprender. De outra forma será uma aprendizagem limitada e desequilibrada.

 

Recentemente tem vindo a conquistar cada vez mais relevância um quarto modo de aprender que é o da aprendizagem colaborativa. Há crescente evidência de que se aprende mais e melhor em interação com outras pessoas, através da partilha de conhecimentos e experiências e através do trabalho em equipa. A dinâmica interativa tem um efeito estimulante que anima e que enriquece a aprendizagem de todos e de cada um dos membros do processo colaborativo. 

 

Questão: o que é que aprender tem a ver com competitividade?

conhecimento desenvolvimento

Artigos relacionados

Ver mais artigos

Encontre-nos

Rua da Cozinha Económica, Condomínio Alcântara-Rio, Bloco A 2-Dto
1300-149 Lisboa
38.703734, -9.17593
+351 21 361 61 20
info@steam.pt

Edifício Clube Náutico, Senhora Santana
7580-309 Alcácer do Sal
38.369226, -8.511614
+351 265 098 350
info@steam.pt

Precisa de ajuda?

+351 213 616 120

Ou deixe o seu número e entraremos em contacto assim que possível.
Serviço disponível, dias úteis 10h-18h.
Enviado com sucesso. Entraremos em contacto assim que possível.
Ocorreu um erro no envio do email. Por favor tente novamente.

Ainda não encontrou o que procura?

Fale connosco e encontre uma solução à sua medida.

Contactos

Rua da Cozinha Económica, Condomínio Alcântara-Rio, Bloco A 2-Dto
1300-149 Lisboa
38.703734, -9.17593

+351 21 361 61 20
info@steam.pt

Edifício Clube Náutico, Senhora Santana
7580-309 Alcácer do Sal
38.369226, -8.511614

+351 265 098 350
info@steam.pt

Enviado com sucesso. Entraremos em contacto assim que possível.

Ocorreu um erro no envio do email. Por favor tente novamente.