1. Candidaturas abertas - até 26-02-2021
. Algarve (NUT II - todos os concelhos): CAE 05 a 33 - indústria
. Norte - Municípios Tâmega e Sousa: indústria extrativa e transformadora, construção, comércio a retalho, alojamento (CAE 55) e restauração (CAE 56).
. Norte - Municípios de Terras de Trás-os-Montes: todos os sectores com exceção da agricultura.
. Norte - Municípios do Ave: indústria extrativa e transformadora, alojamento (CAE 55) e restauração (CAE 56).
.Norte - Municípios Alto Tâmega: todos os sectores com exceção da agricultura.
. Norte - Área Metropolitana do Porto: indústria extrativa e transformadora, comércio a retalho (CAE 47), alojamento (CAE 55), restauração (CAE: 56), Agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas (CAE 79).
. Norte - Município Cávado: CAE 05 a 33 (indústria).
. Norte - Municípios Alto Minho: CAE 13 a 18, 22 a 25, 27, 29 a 33, 55202 - Turismo no Espaço Rural, 55300 - Parques de campismo e de caravanismo, Atividades do Artesanato, CAE 10 e 11, 56104, 55112, 55113, 55114, 56101, 47 - Comércio a retalho (exceto de veículos automóveis e motociclos), Lojas com História, Lojas Tradição e Lojas Produção Territorial, CAE 93293 e 79110.
. Lisboa - GAL A2S Rural e Pescas: Mafra, Loures, Cascais e Sintra, apenas CAE indústria 05 a 33.
. Lisboa - GAL Capacitar o Montijo e Eu...Também Conto: Barirros do Montijo e freguesias de Setúbal, apenas CAE indústria 05 a 33.
2. Candidaturas abertas - até 15-02-2021
. Alentejo - Municípios do Alentejo Litoral, Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo, Alentejo Central, Alto Alentejo: CAE 05 a 33 (indústria), 55 e 56 (turismo e restauração).
3. Candidaturas abertas - até 19-03-2021
. Centro - Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares: CAE 05 a 33, 551, 55202, 55300, 561, 93293
Consulte com a equipa da STEAM os concelhos de cada região com concurso aberto.
Importa informar que todos os dias estão a ser publicados novos avisos de concursos em diferentes regiões e consequentemente novos concelhos. Mesmo que o seu projeto não se localize nas regiões identificadas nesta fase, contacte-nos para o informarmos de futuros avisos que possam enquadrar-se com a localização e atividade do seu projeto de investimento.
4. Âmbito do PAPN
O objetivo do Programa consiste na criação de um instrumento de política pública de apoio direto ao investimento empresarial produtivo que terá como objetivo estimular a produção nacional, pelo que terá enfoque no setor industrial e no setor do turismo, entre outros setores relevantes para estimular a produção nacional e a redução da dependência face ao exterior, primando pela agilidade de procedimentos, pela eficiência na gestão e pela eficácia nos resultados.
5. Compromisso por parte dos promotores dos projetos
As empresas deverão assumir o compromisso de manter os postos de trabalho, não havendo a exigência de criação de novos postos.
6. Elegibilidade dos promotores
. Exclusivo para micro e pequenas empresas
. Projetos que potenciem a diversificação da base económica e produtiva
. Despesa total elegível apresentada entre 20.000 € e 235.000 €, a iniciar após a candidatura
. Duração máxima do projeto: 12 meses, prorrogáveis por 6 meses, sempre até 30.06.2023.
7. Despesas elegíveis - a verificar concurso a concurso a sua elegibilidade
a) Custos de aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte;
b) Custos de aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento;
c) Software standard ou desenvolvido especificamente para a atividade da empresa;
d) Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
e) Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de «Software as a Service», criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;
f) Material circulante diretamente relacionado com o exercício da atividade.
g) Estudos, diagnósticos, auditorias e planos de marketing.
h) Serviços tecnológicos/digitais, sistemas de qualidade e de certificação.
i) Obras de remodelação ou adaptação, para instalação de equipamentos produtivos financiados no âmbito deste projeto, até ao limite de 60% do investimento total elegível apurado, desde que contratadas a terceiros não relacionados com o adquirente beneficiário dos apoios, não sendo financiados materiais de construção adquiridos autonomamente.
8. Taxa de Financiamento / Comparticipação
Taxa mínima de 30% e máxima de 60%. Incentivo a fundo perdido.
Avalie o seu projeto de investimento, contacte com a equipa da #STEAMSBS
PAPN fundo perdido financiamento micro e pequenas empresas turismo indústria