Somos especialistas na procura de soluções de financiamento para os nossos clientes, quer seja através de financiamento público, quer seja através de financiamento privado. Com mais de 25 anos de experiência nesta área de negócio, a STEAM já submeteu mais de 2000 candidaturas a fundos comunitários, com uma taxa de aprovação superior a 90%. O nosso sucesso baseia-se numa metodologia própria desenvolvida ao longo dos anos e do conhecimento profundo do negócio dos nossos clientes e dos setores de atividade onde atuam.

Se procura aconselhamento relativamente a uma ideia de negócio ou projeto e necessita de financiamento entre em contacto connosco.

Serviços & Soluções

Portugal 2020, Horizonte 2020 e outros programas específicos:

  • Identificação de oportunidades
  • Planeamento do projeto e do business plan
  • Preparação, submissão e acompanhamento de candidaturas


Instrumentos de Crédito e Garantia Mútua:

  • Linhas de crédito no âmbito do Programa Capitalizar, Linhas de apoio às empresas do setor do turismo, Linhas para revitalização, entre outros
  • Preparação da proposta de pedido de financiamento, incluindo planos de negócios
  • Apoio e acompanhamento da negociação

Ponto de Contacto

Bruno Tavares
Managing Partner

Consultor com elevada experiência na gestão de empresas e na procura e implementação de soluções de financiamento, através de capitais de riscos, fundos comunitários e entidades bancárias. Possui um passado ligado ao setor privado e associativo, bem como experiência em ensino e formação.

A sua missão é apoiar os gestores de empresas a encontrar as soluções para o seu crescimento.

É apaixonado pela otimização, em analisar algo e tentar melhorar o seu funcionamento.

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Artigos Mais Recentes

Case Studies

PACSIS

TRANSCAMPO

BESTTABLES

OCEAN REVIVAL

PACSIS - Internacionalização

  • Promotor: PACSIS
  • Sector: Vales de Desconto / Novas Tecnologias

 

Contexto

A PacSis nasceu em 1992 e é uma empresa nacional, líder no seu sector de atividade e especialista em Gestão de Vales de Desconto, sendo este um dos principais serviços que presta, gerindo vários milhões de vales anualmente, para as principais marcas do mercado.

A visão da empresa passa por ser o parceiro de comunicação e marketing digital e promocional de referência para as empresas que atuam no mercado do B2C.

Recentemente, a entrada no mercado dos vales de desconto das grandes marcas de distribuição e uma maior dinâmica do setor digital, originou o desafio de alterar o modelo de negócios da empresa.

 

Desafio

Como migrar o modelo de negócios da empresa para a área digital, internacionalizando, simultaneamente a empresa.

 

Solução

Dado a necessidade de investimento identificada pela empresa, para suportar os processos de migração para a área digital e internacionalização, foi definida como prioridade a apresentação de candidaturas a programas europeus de incentivo ao investimento.

 

Intervenção

A STEAM analisou a empresa e a sua estratégia tendo definido em conjunto com os seus responsáveis quais os investimentos necessários para suportar essa estratégia, no sentido de maximizar o potencial de sucesso do projeto.

No seguimento desta análise foram apresentadas candidaturas ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, ao abrigo do QREN, e ao Sistema de Incentivos à Internacionalização de PME, ao abrigo do Portugal 2020.

 

Resultado

As candidaturas apresentadas pela empresa foram aprovadas, tendo assim a empresa recebido um apoio essencial para financiar os investimentos definidos como necessários para a sua estratégia, sendo que, atualmente a empresa consegues oferecer aos seus clientes soluções de vales de desconto digitais, estando presente também em novos mercados como Espanha, Brasil e Médio Oriente.

TRANSCAMPO - Aumento de capacidade

  • Promotor: TRANSCAMPO
  • Sector: Turismo – Parques de Campismo

 

Contexto

Tendo sido criada para gerir o Caliço Parque, situado em Vila Nova de Cacela, a empresa apostou num nicho de mercado, associado às mobile homes, que permitem um turismo residencial menos sujeito à sazonalidade tradicional do mercado.

Para isso, a empresa definiu como a sua missão:

Disponibilizar aos seus utentes parques de campismo de elevada qualidade, no sentido de lhes proporcionar uma experiência relaxada, confortável e pratica a um preço acessível (sem custos escondidos) para que as suas férias se tornem experiências inesquecíveis e convertam numa residência permanente.

Com esta missão a empresa conseguiu encontrar um equilíbrio entre o campismo tradicional (muito vulnerável ao fator sazonal) e o turismo residencial que fixa os turistas no parque nos meses de Inverno, o que lhe permitiu obter resultados positivos, que podem ter um crescimento exponencial com o aumento de capacidade do Parque.

Paralelamente a empresa consegui obter, através de hasta pública, a exploração do Parque de Campismo de Sines concedida pela Câmara Municipal de Sines. No entanto, estando este equipamento ao abandono, existe a necessidade de efectuar a sua reabilitação.

 

Desafio

Como financiar a oportunidade de expansão da empresa?

 

Solução

Sendo limitada a capacidade de financiar a expansão unicamente com capitais próprios e com os resultados de exploração obtidos no Caliço Parque, foi definida uma estratégia de pesquisa de incentivos associados ao setor do turismo que pudessem suportar, parcialmente, os investimentos a realizar.

 

Intervenção

O trabalho realizado pelos consultores da STEAM passou pela análise individual de cada um dos parques de campismo geridos pela Transcampo, de forma construir planos de negócios específicos para cada projeto mas onde também estivessem identificadas as sinergias que poderiam ser obtidas pela gestão em simultâneo dos dois parques.

Após este trabalho foi feita uma pesquisa sobre os vários tipos de incentivos ao abrigo dos quais os projetos poderiam ser financiados, tendo sido identificadas duas oportunidades:

  • Iniciativa JESSICA;
  • Portugal 2020.

Ao abrigo da oportunidade da Iniciativa JESSICA foi realizado um trabalho de acompanhamento da relação entre a Transcampo e a entidade bancária responsável pelo fundo, com a apresentação detalhada do plano de negócios associado ao Parque de Campismo de Sines.

Relativamente ao Portugal 2020, os vários investimentos identificados no plano de negócios do Caliço Parque foram repartidos por duas candidaturas distintas (Inovação Produtiva e Internacionalização).

Em ambos os casos os consultores STEAM apoiaram a empresa na prestação de todos os esclarecimentos junto das entidades competentes, relativamente aos projetos apresentados.

 

Resultado

Como resultado do trabalho realizado os projetos de financiamento apresentados foram aprovados, tendo a empresa conseguido obter através destas medidas capitais externos que suportam a sua estratégia de expansão.

Em consequência do sucesso obtido nos projetos apresentados e a experiência demonstrada no setor do Turismo, ficou acordado que a STEAM continuará a apoiar a gestão da empresa, contribuindo diariamente para otimizar a sua estratégia e a tomada de decisão.

BESTTABLES - Novo conceito de reservas

  • Promotor: BESTTABLES
  • Sector: Turismo - Restauração

 

Contexto

Em 2010, com o boom do turismo nacional e a criação de um mercado associado à comida, Ricardo Sécio teve uma ideia de um modelo de negócios inovador, associado à disponibilização de serviços de um sistema de reservas de restaurantes online, serviços de marketing para promoção dos restaurantes e um meio de comunicação e publicidade digital.

 

Desafio

Dada a escassez de recursos por parte do promotor, qual o caminho a seguir para operacionalizar o negócio?

 

Solução

Foi decidido que o melhor caminho passava pelo acompanhamento permanentemente do promotor no desenvolvimento da sua ideia, o que se traduziu na entrada por parte da STEAM no capital da empresa e no apoio estratégico e na tomada de decisão, na fase de arranque do projeto.

 

Intervenção

O apoio da STEAM ao projeto BestTables iniciou-se com a transformação da ideia do promotor no desenvolvimento de um plano de negócios e consequente análise da viabilidade económica e financeira.

Tomada a decisão de go, a STEAM apoiou o promotor na identificação e angariação de investidores institucionais e business angels que permitiram financiar o arranque do projeto, tornando-o assim uma realidade.

Com o arranque das operações a STEAM ficou com a responsabilidade de acompanhar a evolução do projeto e fazer a monitorização e pilotagem da atividade, tendo sido construído para tal um sistema de informação e de controlo de gestão que se veio a relevar-se fundamental para apoiar o rápido crescimento do negócio.

Tal como previsto inicialmente, o sucesso do projeto em Portugal determinou a decisão de internacionalizar o negócio para o mercado brasileiro, mais concretamente para São Paulo.

Para complementar as necessidades de financiamento deste novo empreendimento da BestTables, foi apresentada também, com o apoio da STEAM, uma candidatura ao QREN.

 

Resultado

Na sequência dos vários trabalhos realizados o modelo de negócios da BestTables registou um elevado sucesso junto dos restaurantes, angariando, num curto prazo de tempo, mais de 1200 restaurantes associados à plataforma, distribuídos entre Portugal e Brasil.

Em consequência do seu sucesso, a empresa foi adquirida no decorrer do ano de 2015 pela TripAdvisor, sendo integrada na marca Fork.

OCEAN REVIVAL - Criação de Parque Subaquático

  • Promotor: OCEAN REVIVAL
  • Sector: Turismo

 

Contexto

A criação do parque foi realizada pela imersão deliberada de quatro navios da Marinha Portuguesa já abatidos, colocando Portugal na rota dos melhores locais de mergulho do mundo. Este projeto apresentou um carácter inovador em Portugal e na Europa.

Esta iniciativa teve na sua génese o desenvolvimento dos alicerces para a criação na região do Algarve de um novo fator de atração turística, possuindo como caraterísticas:

  • A prática de uma atividade física;
  • Condições naturais especificas, bem como a utilização de equipamento e técnicas próprias;
  • Potencial extremamente elevado para a sua massificação. 

O objetivo passava por transformar o Algarve também numa referência de mergulho nos destinos mundiais, atraindo assim turistas subaquáticos de todos os quadrantes, nacionais e internacionais.

 

Desafio

Sendo um projeto totalmente inovador, era necessário definir o caminho a seguir, que permitisse implementar o projeto de criação do parque subaquático, em Portimão.

Uma das principais dificuldades passava pela articulação a desenvolver entre as várias entidades públicas envolvidas no projeto, nomeadamente, o Município de Portimão, a Secretaria do Estado e do Mar, a Marinha Portuguesa, o Turismo de Portugal, o Turismo do Algarve, a CCDR – Algarve, o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, I.P. e o ISQ: Núcleo do Ambiente.

Para além disso, sendo um projeto de interesse público, seria necessário definir um modelo de financiamento para o projeto, que permitisse suportar o investimento a realizar, de forma a tornar o projeto viável.

 

Solução

De forma a tornar o projeto uma realidade era necessário um desenho global do projeto, nomeadamente, na definição dos vários aspetos a considerar, na calendarização das várias fases, na coordenação das partes envolvidas e na medição do potencial impacto económico do projeto.

Paralelamente era necessário reunir informação que suportasse a angariação de financiamento junto de investidores particulares ou através da obtenção de incentivos públicos.

 

Intervenção

A intervenção da STEAM neste projeto desenvolveu-se em duas áreas distintas:

  • Estudo de mercado e impacto económico;
  • Conceção e desenho do projeto.

Relativamente ao estudo de mercado realizado foi definido e caraterizado o mercado-alvo do projeto e definido o perfil do turista subaquático, bem como avaliado o impacto económico para as diversas áreas que poderiam ser influenciadas pelo projeto, de forma a relacionar o investimento necessário com os seus benefícios potenciais.

No que diz respeito à conceção e desenho do projeto, foi realizado um apoio permanente na identificação dos requisitos legais, institucionais e operacionais a cumprir, bem como nos investimentos a realizar. Foram também desenvolvidas ações que visavam a identificação de soluções de financiamento para a criação do Parque Subaquático, o que se traduziu na submissão, em 2012, de uma candidatura ao QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito do Programa Operacional Regional do Algarve - Regulamento de Ações de Valorização do Litoral.

 

Resultado

Como resultado do trabalho desenvolvido, o projeto Ocean Revival é uma realidade e está situado ao largo da cidade de Portimão no litoral sul de Portugal.

De referir que para a aprovação do projeto foi necessário a obtenção de pareceres favoráveis de catorze entidades públicas distintas.

Como parte integrante do sítio de mergulho, formado pelos quatro navios, existe também um conjunto de infraestruturas e serviços, que foram implementados, de apoio ao projeto, de onde se destacam:

  • Um Centro de exposições em terra, onde a história da frota afundada é documentada com equipamentos, desenhos, fotos e filmes dos navios, a cronologia da sua carreira e documentos sobre o seu contexto histórico;

A instalação de uma câmara hiperbárica, localizada em Portimão, posta ao serviço da comunidade local e disponível para eventuais e pouco prováveis situações de emergência de mergulho.

Parceiros

HotelShop

Empresa:

HotelShop

Área de Negócio:

Compras

Microsoft

Empresa:

Microsoft

Área de Negócio:

Sistemas de Informação

Priceless

Empresa:

Priceless

Área de Negócio:

Redução de Custos

Systemic Sphere

Empresa:

Systemic Sphere

Área de Negócio:

Investigação e Consultoria

The Brand Shakers

Empresa:

The Brand Shakers

Área de Negócio:

Consultora de Marketing

The Edge Group

Empresa:

The Edge Group

Área de Negócio:

Investimento e Capital de Risco

E4PI

Empresa:

E4PI

Área de Negócio:

Consultoria de Gestão

Testemunhos

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