16/04/2016

Portugal 2020: Projetos de Sucesso

Por

Senior Adviser

Elaborar uma candidatura ao Portugal 2020 é um processo complexo, que normalmente exige a elaboraçao de um plano de negócios e de um plano de marketing, para além de exigir um conhecimento profundo das regulamentos e legislação aplicável e ainda dos procedimentos a seguir junto das entidades competentes.

 

Se tenciona candidatar-se aos fundos comunitários do Portugal 2020, conheça as principais etapas do processo.

 

Identifique se a sua empresa pode beneficiar dos apoios

 

Podem beneficiar dos apoios dos fundos comunitários qualquer entidade, singular ou coletiva, do setor público, cooperativo, social ou privado, com ou sem fins lucrativos, que preencham as condições previstas na legislação aplicável, bem como as entidades previstas na regulamentação específica ou nos avisos para apresentação de candidaturas aplicáveis. Nesta situação os beneficiários podem ser organizações/entidades com atividade já estabelecida ou a criar (novas organizações/entidades).

 

Faça os registos obrigatórios e afira a dimensão da sua empresa

 

Comece por fazer o registo obrigatório no Balcão 2020, onde é submetida a candidatura: as candidaturas e os documentos integrantes são submetidos por esta via. Depois proceda ao registo da Certificação PME, que serve como validação da dimensão da entidade para efeitos de incentivos e eventuais majorações de incentivos.

 

Planeie o seu projeto tendo em conta a estratégia nacional para a Economia

 

O seu projeto deve estar alinhado com os objetivos estratégicos da economia nacional, nomeadamente:

 

  • Apresentar inovação de produtos/serviços da atividade/negócio desenvolvido e a desenvolver.
  • Estar sustentado por uma análise estratégica que identifique as áreas de competitividade críticas para o negócio, diagnostique a situação da empresa nessas áreas críticas e fundamente as opções de investimento apresentadas, bem como num plano de marketing que estabeleça as bases e diretrizes para a ação da empresa no mercado.
  • Apresentar uma intensidade de Exportação (Vendas para o exterior), desejável no mínimo 35%, e ter uma presença forte nos mercados internacionais, com elevada diversidade de clientes internacionais, e com vários produtos.
  • Contribuir para a economia e para os domínios temáticos do PO Regional, por exemplo incluir no seu projeto o domínio de sustentabilidade e eficiência no uso de recursos (projetos de formação no domínio “economia verde”).
  • Criar emprego, sendo importante a criação de emprego altamente qualificado (licenciados).
  • Enquadrar-se nos domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente (especialmente para os projetos na região de Lisboa - condição de acesso do projeto), condição essencial para a possível elegibilidade do projeto.
  • Contribuir para a convergência regional
  • Ser financiado com um mínimo de novos capitais próprios de 20% das despesas elegíveis.

Procure aconselhamento externo

Procurar aconselhamento de especialistas é um fator decisivo para o sucesso da sua candidatura. A STEAM é uma empresa com mais de 25 anos de experiência no mercado da consultoria, tendo já submetido mais de 2000 candidaturas a fundos comunitários e negociado mais de 20 projetos PIN com o Estado (projetos de valor superior a 25 milhões de euros).

 

A Taxa de aprovação alcançada é superior a 90%, traduzindo-se em mais de 1,7 mil milhões de funding angariado para os nossos clientes. Paralelamente à elaboração da candidatura, e decorrente do seu histórico e ADN, a STEAM apresenta elevadas valências e competências, para além de toda a componente de estudo de viabilidade e económico-financeira, competências ao nível da análise estratégica para a implementação do negócio, bem como na preparação e elaboração do plano de marketing que estabelece as bases e diretrizes para a ação da empresa no mercado, fatores essenciais para a aprovação de uma candidatura.

Saiba mais na nossa área de case studies.

 

O nosso processo

 

A elevada taxa de sucesso na aprovação das candidaturas decorre de alguns fatores fundamentais que introduzimos no nosso processo:

 

  • Efetuamos, em conjunto com a entidade beneficiária dos incentivos, a avaliação prévia do mérito de projeto da candidatura. Só após esta avaliação tomamos a decisão de go or no go, em conjunto com o promotor, apresentando uma simulação de mérito e enquadramento dos sistemas de incentivos mais ajustados ao projeto a desenvolver.
  • Dividimos o risco com o promotor (sucess fee).
  • Colaboramos em todas as etapas do processo de candidatura aos sistemas de incentivos, desde o enquadramento do projeto, à elaboração e apresentação da candidatura (que inclui: estratégia empresarial, análise de mercado e business case), ao acompanhamento do projeto até à aprovação (contacto permanente com os organismos que avaliam as candidaturas), apoio na contratação dos incentivos, acompanhamento após a contratação dos incentivos e execução do projeto e finalmente o apoio no encerramento e entrega de relatório final do projeto.
  • Ajudamos no set up do negócio, no seu processo de transformaçao ou mudança.

 

Agora que sabe o que é necessário para apresentar um projeto vencedor, não deixe de contactar-nos.

portugal 2020 incentivos funding

Artigos relacionados

Ver mais artigos

Encontre-nos

Rua da Cozinha Económica, Condomínio Alcântara-Rio, Bloco A 2-Dto
1300-149 Lisboa
38.703734, -9.17593
+351 21 361 61 20
info@steam.pt

Edifício Clube Náutico, Senhora Santana
7580-309 Alcácer do Sal
38.369226, -8.511614
+351 265 098 350
info@steam.pt

Precisa de ajuda?

+351 213 616 120

Ou deixe o seu número e entraremos em contacto assim que possível.
Serviço disponível, dias úteis 10h-18h.
Enviado com sucesso. Entraremos em contacto assim que possível.
Ocorreu um erro no envio do email. Por favor tente novamente.

Ainda não encontrou o que procura?

Fale connosco e encontre uma solução à sua medida.

Contactos

Rua da Cozinha Económica, Condomínio Alcântara-Rio, Bloco A 2-Dto
1300-149 Lisboa
38.703734, -9.17593

+351 21 361 61 20
info@steam.pt

Edifício Clube Náutico, Senhora Santana
7580-309 Alcácer do Sal
38.369226, -8.511614

+351 265 098 350
info@steam.pt

Enviado com sucesso. Entraremos em contacto assim que possível.

Ocorreu um erro no envio do email. Por favor tente novamente.